Recentemente o grupo conseguiu a concessão para uso de um terreno durante três anos e assim os voluntários criaram o canil para abrigar os animais recolhidos das ruas.
Mesmo assim os integrantes enfrentam dificuldades financeiras para manter os cuidados dos seis cães e 13 gatos que estão recebendo tratamento no Instituto Vitória dos Animais (IVA), que foi criado através do projeto social.
Ao G1, a presidente do IVA, Eliara Alves, disse que a despesa para manter o canil é o maior desafio e que esta acaba aparecendo no 'caixa', pois é decorrente do tratamento dos animais que serão disponibilizados para adoções, após estes serem castrados e terem as doenças tratadas.
“A gente vive de doações e temos despesas fixas de aproximadamente três mil reais por mês com veterinário”, disse Eliara.
Layla foi uma das cadelas que já recebeu atendimento dos voluntários de Jaru. O animal foi vítima de acidente de trânsito, recebeu todos os cuidados do IVA, mas teve uma das patas amputadas. Foi este detalhe que chamou a atenção da moradora Simone Soares, que viu a foto de Layla em uma rede social.
"Quando adotei ela já sabia que não tinha uma patinha, mas foi normal e hoje ela é a atração da casa”, declara Simone. Atualmente o instituto tem para doação duas cadelas e 13 gatos. Os interessados podem acessar a página do IVA para terem mais informações.