Caso Joca engrossa erros da Gol: cachorra Pandora ficou perdida por mais de um mês em 2022

ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou que criou um grupo de trabalho para discutir a forma como as companhias aéreas tratam des
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Nos últimos dias, o caso da morte de um cachorro golden retriever de quatro anos de idade durante transporte aéreo feito pela empresa Gol reacendeu a discussão sobre regulamentação do tema.

O animal deveria ter sido levado do Aeroporto Internacional de Guarulhos, para o Aeroporto de Sinop, no Mato Grosso, no mesmo voo do tutor. Mas o cachorro foi embarcado para Fortaleza, a mais de 2 mil quilômetros de distância de Sinop. O tutor, João Fantazzini, foi informado do erro pela empresa apenas quando chegou no Mato Grosso. Ele, então, decidiu voltar a Guarulhos para encontrar Joca e o cachorro estava morto. O caso está sendo investigado pela Polícia.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou que criou um grupo de trabalho para discutir a forma como as companhias aéreas tratam dessa questão.

Apesar de não ter tido um final tão trágico, uma outra história de sofrimento animal durante viagem aérea da Gol aconteceu com a cachorra Pandora e gerou protestos.

Em dezembro de 2021, a cachorra Pandora desapareceu no aeroporto de Guarulhos durante um voo da Gol vindo de Recife (PE) até Navegantes (SC). Na conexão em Guarulhos (SP), por erro procedimental, Pandora desapareceu e ficou 45 dias perdida até ser localizada novamente. Ela foi encontrada por empregados do Terminal 3 do Aeroporto Internacional de Guarulhos no dia 30 de janeiro de 2022.

Defensores dos direitos animais organizaram um protesto no aeroporto na época, com cartazes dizendo “Gol, cadê a Pandora?”.

O tutor, Reinaldo Junior, criou na época um perfil no Instagram para compartilhar informações sobre o caso, o @cade.pandora, que hoje promove adoção de animais e mostra a vida de Pandora. A página compartilhou junto a Reinaldo o vídeo do cachorro Joca sendo encontrado sem vida pela família e declarou: “Até quando iremos sofrer com esse tipo de DESCASO das companhias aéreas brasileiras, até quando querem por MORDAÇA E VENDAS!!”

O que a Gol disse na época

Em comunicado publicado no dia 6 de janeiro de 2022, a Gol lamentou o ocorrido e disse: “Nos comprometemos a, à luz desse triste caso, revisar todas as etapas que envolvem o transporte anual de cerca de 200 mil pets a fim de aprimorá-lo, evitando que situações como essa jamais possam voltar a acontecer.”

Fonte: CBN

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