Os animais, muitos deles em situação crítica, chegaram ao abrigo com hipotermia, alguns atropelados e outros após longas horas lutando contra as águas turbulentas. Os voluntários trabalharam incansavelmente para fornecer os cuidados necessários aos animais.
À medida que os cães e gatos são levados ao abrigo, suas fotos são compartilhadas nas redes sociais, na esperança de que seus tutores possam localizá-los. Muitos reencontros já foram promovidos a partir deste método.
Aqueles que não foram reclamados imediatamente receberam um chip de identificação, garantindo que, se seus tutores os procurarem mais tarde, possam ser rastreados.
Enquanto isso, voluntários se prontificaram a oferecer lares temporários, fornecendo abrigo, comida e cuidados até que a situação se normalize.
Desafios contínuos e preocupações
Apesar dos esforços, a ameaça das enchentes persiste. O nível do Rio dos Sinos voltou a subir, forçando moradores a abandonarem novamente suas casas e procurarem refúgio. As autoridades locais alertaram sobre o risco de novas inundações nas próximas horas, exigindo cautela e preparação contínuas.